+1
Milhão
De pessoas transformadas no mundo
+83
Países
Impactados pelo método
98.8%
de precisão
De assertividade nos padrões
Uma pesquisa realizada pela Innermetrix Int. com 197 mil pessoas em 23 países, durante 7 anos, mostrou que as pessoas mais bem-sucedidas compartilham uma característica comum: a autoconsciência. Elas reconhecem as situações que lhes fazem ter sucesso e isso torna mais fácil encontrarem maneiras de alcançar os objetivos que se ajustem ao seu estilo comportamental. Também, entendem suas limitações e onde não são eficazes, o que as auxilia a compreender onde não ir ou como não devem agir. Aqueles que entendem suas preferências de comportamento natural são muito mais propensos a buscar as oportunidades certas, da maneira certa, no tempo certo e, assim, obter os resultados que desejam.
Vários estudos e pesquisas científicas foram realizadas na busca pela maior assertividade no entendimento a respeito dos talentos naturais, preferências de comportamento e motivadores intrínsecos, e três metodologias se sobressaíram na precisão dos resultados: DISC; VALORES; e TIPOS PSICOLÓGICOS.
DISC é um modelo baseado no trabalho do Dr. William Moulton Marston (1893-1947) para examinar o comportamento dos indivíduos em um determinado ambiente. Para Marston, existem quatro tipos básicos de comportamentos previsíveis observados nas pessoas e tais respostas comportamentais ocorrem a partir da combinação de duas dimensões: uma interna (referente à percepção do poder pessoal no ambiente) e outra externa (percepção da favorabilidade do ambiente). Como resultantes desta matriz temos os seguintes fatores: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade.
Nosso comportamento é definido como sendo o somatório dos diversos estilos de respostas de uma pessoa aos mais variados estímulos, todos nós temos em intensidades diferentes a presença destes 04 fatores em nossa personalidade.
Os valores humanos são um conjunto de fundamentos que incentivam a vivência humana. São as motivações pessoais de todos os indivíduos, ou seja, razões ou causas que nos levam a exercer determinadas atividades com maior ou menor intensidade.
Em síntese, no ano de 1914 Eduard Spranger, filósofo e psicólogo, escreve uma obra revolucionária intitulada Types of Men – no Brasil, publicada como Tipos de Pessoas. Esse trabalho apresenta os valores dos seres humanos através de artigos e diversas pesquisas.
Eduard Spranger identifica assim, nesse material, seis tipos distintos de valores sociais: teórico; econômico; estético; social; político e religioso.
Em outras palavras, os Valores Humanos, segundo Spranger, são motivações pessoais de todos os indivíduos. Portanto, os valores nada mais são do que motivadores que impulsionam o indivíduo às diferentes direções.
Além disso, todos os seres humanos possuem estes valores em diferentes graus de intensidade, podendo ser valores significativos, circunstanciais ou indiferentes, a depender do contexto em que estão inseridos.
Em 1921 Jung trouxe uma contribuição fundamental para o entendimento da tipologia humana, ao escrever um de seus mais importantes trabalhos, o livro “Tipos Psicológicos”, fruto de mais de 20 anos de observação e do exercício da Medicina Psiquiátrica e da Psicologia Prática.
Jung distinguiu duas formas de atitudes/disposição das pessoas em relação ao objeto: a pessoa que prefere focar a sua atenção no mundo externo de fatos e pessoas (extroversão), e/ou no mundo interno de representações e impressões psíquicas (introversão). Cada tipo de disposição representa tão somente uma preferência natural do indivíduo no seu modo de se relacionar com o mundo, semelhante à preferência pelo uso da mão direita ou da mão esquerda.
Para Jung, mostrar disposição significa, “estar disposto para algo determinado, ainda que esse algo seja inconsciente”. Jung (1967: 493)
Através dos Tipos Psicológicos, as pessoas podem ser compreendidas a partir de duas atitudes – extroversão e introversão – e quatro funções psicológicas – sensação, intuição, sentimento e pensamento.
Ao conhecer seu padrão de comportamento (perfil DISC), seus Valores e Tipos Psicológicos, você saberá quais são as situações onde você tem mais facilidade e performance para lidar, como prefere se comportar, o que te motiva e seus maiores talentos, que ao explorar no seu dia a dia irá atingir muito mais performance com menos esforço, qualquer que seja a sua atividade, função ou posição na empresa e sociedade.
Quando não conhecemos as nossas preferências de comportamento atuamos muitas vezes no “adaptável”, o que pode levar ao estresse e baixa performance. Quando buscamos nos manter no nosso estilo natural de comportamento, nos sentimos leves e agimos com muito mais performance.
Cada perfil prefere se comunicar de uma certa maneira. Quando você aprende sobre os perfis você consegue reconhecer no outro qual é o seu estilo e pode se comunicar melhor com ele para ser compreendido, sociável e influente.
Entender quais são os seus conjuntos de valores lhe direciona a perseguir as oportunidades corretas pelas razões certas e, assim, obter os resultados que deseja. Seus valores ajudam a influenciar os seus comportamentos e podem dizer o motivo pelo qual você prefere fazer o que faz. É vital para um desempenho superior garantir que suas motivações sejam satisfeitas.
Você melhora praticamente em todas as áreas da vida, pois, ao compreender como você toma decisões, o que lhe motiva e como prefere se comportar, você pode alinhar corretamente O QUÊ faz de melhor com COMO você faz isso e PORQUÊ. Esse grau de autoconhecimento é a essência para o desempenho máximo em qualquer tarefa ou papel, seja como profissional, pai ou mãe, marido ou esposa, etc.
Empresário, Head Trainer Select e analista comportamental. Marido da Patrícia Fidelis e pai da Maria Eduarda Fidelis. Assim como qualquer pessoa, assumo vários papéis na minha vida, mas nenhum deles me define isoladamente. O mais importante é que hoje sei exatamente quem sou, o que faço e porque mereço o melhor do mundo!
Por vários anos eu vivi vários tipos de problemas, privações e limitações, tudo isso apenas porque eu não tinha consciência de quem realmente era na essência. Sabe aquela sensação de fazer, fazer e não ter resultados? De não sair do lugar? Sabe aquela sensação de ainda faltar algo e não saber o que é? Aquela sensação de estar sem rumo na vida, sem saber para onde ir? Qual o propósito, para que estou aqui no mundo? Sim, eu também sentia isso tudo e até mais.
A partir do momento em que tive acesso ao conhecimento sobre os perfis comportamentais, e desenvolvi a Inteligência Emocional, tudo mudou de forma extraordinária! É surreal!
Venho ajudando pessoas que querem se desenvolver pessoal e profissionalmente, que buscam melhorar suas carreiras, se tornarem empresários de sucesso, viver em harmonia ou desenvolver parcerias com todos aqueles que lhe cercam nas diferentes áreas da vida.
Isso é o que faltava na minha vida, é o que tenho a lhe oferecer! Uma vida abundante, feliz e leve!
Copyright© 2024 – Fabricio Fidelis – Todos os direitos reservados
Política de Privacidade